Ganhadores do Prêmio Nobel da Paz em 2021: Maria Ressa e Dmitry Muratov

Um dos maiores prêmios mundiais da sociedade, os Prêmios Nobel surgiram nos anos 1900.

Alfred Bernhard Nobel (1833 – 1896) ficou milionário devido à sua invenção da dinamite e deixou em testamento que dizia que a renda de sua fortuna seria destinada “àqueles que, no ano anterior, conferiram o maior benefício à humanidade”. Assim surgiram os Prêmios Nobel, os quais são concedidos anualmente. A primeira cerimônia foi em 1901.

São eles:

  • Nobel da Paz
  • Nobel de Física
  • Nobel de Fisiologia ou Medicina
  • Nobel de Literatura
  • Nobel de Química
  • Prêmio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel (Prêmio da Economia – instituído pelo Banco Central da Suécia, em 1968, e atribuído em 1969).

maria essa e dmitry muratov

Nobel da Paz

Desde março de 1901, o Prêmio Nobel da Paz é um dos 5 prêmios Nobel que foram estabelecidos pelo sueco Alfred Nobel. É concedido anualmente para as “pessoas que contribuíram com a manutenção na paz mundial”.

O Parlamento da Noruega, composto por 5 membros, selecionam o destinatário através do Comitê Norueguês do Nobel. A cerimônia acontece no dia 10 de dezembro a cada ano. Desde 1990, o prêmio é concedido na Prefeitura de Oslo. Anteriormente, o prêmio era concedido, de 1901 a 1904, no Parlamento; de 1905 a 1946 no Instituto Nobel da Noruega; e de 1947 a 1989 na Universidade de Oslo.

Maria Ressa

Maria Ressa, jornalista e autora filipina-americana, nasceu em 2 de outubro de 1963, natural de Manila – Filipinas. Colaborou na fundação do site de notícias jornalístico filipino Rappler, junto com outros jornalistas, em 2011. Inicialmente, o site era apenas uma página no Facebook – conhecida como MovePH –, que acabou evoluindo para o Rappler em 2012.

Anteriormente ao site, Maria Ressa trabalhou como repórter investigativa por quase 20 anos, no sudeste asiático para a CNN. Atualmente, ela é uma das 25 principais figuras da Comissão de Informação e Democracia (conforme o Repórteres sem Fronteiras) e é a jornalista mais conhecida das Filipinas.

Com 58 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz que, de acordo com o comitê, venceu devido ao seu “esforço por salvaguardar a liberdade de expressão, a qual é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura”.

Dmitry Muratov

Jornalista russo, Dmitry Muratov nasceu em 30 de outubro de 1961 em Samara. Ele descobriu seu interesse por jornalismo durante os 5 anos de Faculdade de Filologia da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou, através do seu contato com jornais locais, além de trabalhar meio período com jornalismo diretamente. Depois da faculdade, serviu no Exército Soviético (1983 – 1985).

Sua carreira como jornalista começou quando ele trabalhou como correspondente do jornal Volzhsky Komsomolets, que acabou impressionando seus superiores e foi promovido a chefe do Departamento de Juventude do Komsomolskaya Pravda. Mais tarde, foi nomeado como o editor de artigo de notícias.

Em 1993 que Muratov começou seu próprio jornal, conhecido como Novaya Gazeta, junto com outros 50 colegas – todos haviam saído do Komsomolskaya Pravda. Tiveram o objetivo de criar uma publicação honesta, independente e rica para todos os cidadãos russos, a qual conduziria investigações aprofundadas sobre os direitos humanos, corrupção e abuso de poder.

A redação começou com apenas duas salas, dois computadores, 1 impressora e nenhum salário aos funcionários. O ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev, doou dinheiro para ajudar a pagar os funcionários e as impressões. Atualmente, Novaya Gazeta é um dos únicos jornais verdadeiramente críticos e com influência na Rússia.

Dmitry Muratov também recebeu o Prêmio Nobel da Paz devido aos seus “esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, a qual é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura”.

PagesT