As empresas devem se envolver em causas sociais?

É mais do que necessário as empresas estarem envolvidas atualmente em causas sociais. Entre as razões está o fato de o consumidor não querer apenas um bom produto ou serviço de qualidade. Pelo contrário, ele quer saber se a empresa está realmente comprometida com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Afinal, ela também está inserida neste contexto e, por isso, deve não só se preocupar, mas estar agindo para que ocorra esse bem-estar.

No entanto, os clientes e até as pessoas que ainda não consomem o produto ou serviço da sua empresa vão estar atentas se, na prática do dia a dia, a instituição está realmente agindo de acordo com as bandeiras sociais levantadas por ela. Ou seja, o ideal é realmente estar em conformidade com a imagem transmitida para a sociedade.

marketing social

Saiba alinhar a missão e os valores da sua empresa com as causas sociais

Uma das maneiras de alcançar isso de forma mais orgânica é optar por projetos e causas sociais que estão intrinsicamente ligadas com os valores e missão da sua empresa. Dessa forma, a organização vai estar naturalmente alinhada com as futuras causas que resolver apoiar. Mostrando também a sua integridade e identidade - ganhando, assim, mais engajamento do público.

Em contrapartida, as empresas que não se preocupam em verdadeiramente lutar por um projeto ou bem-estar do meio ambiente e das pessoas vão estar sempre correndo o risco de, mais cedo ou mais tarde, cometer algum tipo de erro e, aí, entrar em uma crise de imagem perante os clientes. O que deve ser evitado a qualquer custo, pois ninguém quer ter uma reputação manchada, não é mesmo?

Por que uma empresa deve investir em Marketing Social?

Para você ter uma ideia de como é importante qualquer tipo de empresa ter responsabilidade social, existe até no Marketing uma categoria voltada especialmente para isso, chamada de Marketing Social. Esse movimento dentro da área da comunicação surgiu ainda na década de 70, quando estudiosos perceberam que poderiam utilizar os métodos de vendas para a realização de outros propósitos como, por exemplo, as causas sociais ao estimular comportamento do público para o bem coletivo.

Assim, o objetivo é aliviar ou mesmo acabar com o problema em determinado setor da sociedade podendo ser educação e transporte público. Inclusive, é uma técnica muito utilizada não só por instituições privadas, mas também por organizações públicas para incentivar, por exemplo, doações. Dessa forma, a empresa conquista não só a atenção e o engajamento do público, mas também conquista a confiança e a credibilidade das pessoas, uma vez que ela está mostrando que possui uma verdadeira preocupação com o bem-estar social e ambiental.

Quanto mais isso estiver conectado com os valores e a missão da instituição, melhor será o resultado e mais pessoas vão começar a querer fazer parte desse movimento - ajudando, assim, uma

causa ou projeto social que pode ser do mesmo local onde mora ou em qualquer outro lugar do mundo. O importante aqui é agir de forma responsável e compartilhar boas atitudes.

PagesT