A Internet como promotora e potencializadora de causas sociais

Você já parou para pensar o quanto a Internet mudou consideravelmente as relações humanas em vários níveis? Inclusive, algumas causas sociais sempre estiveram presente na vida em sociedade. Porém, com a chegada da web e das redes sociais, ficou mais fácil poder conhecer projetos e organizações voltadas para o desenvolvimento de diversas áreas, como a saúde e a educação.

Assim, também ficou mais fácil e rápido para as pessoas se engajarem e fazerem doações para diferentes causas sociais ao mesmo tempo. Sem dúvidas, a Internet foi uma grande potencializadora de atitudes positivas e significativas no mundo, ajudando no crescimento de projetos e instituições que respeitam e trabalham diariamente para ajudar uma determinada causa social.

Dessa forma, você e qualquer outra pessoa do mundo podem contribuir para o crescimento de uma causa e juntos ajudarem a solucionar a dor de uma pessoa, animal ou comunidade independente das fronteiras geográficas e outras barreiras culturais.

Além disso, existem projetos sociais que reduzem a distância entre a população mais carente e o acesso à Internet. Isso facilita a construção de um mundo globalizado, contribuindo para uma distribuição menos desigual de oportunidades. Inclusive, prêmios são dados às pessoas mais transformadoras da atualidade, como o Nobel da Paz.

causas sociais e internet

Qual a importância da Internet nas causas sociais?

Embora você já possa ter tido uma pequena ideia com tudo dito acima, a Internet não só ajudou a promover e a potencializar as causas sociais - ela fez e faz mais do que isso ao conectar pessoas com os mesmos objetivos e interesses de vida, sendo um meio de comunicação propício também para a discussão e criação de novos projetos sociais. Além disso, a Internet também veio para conectar e espalhar causas sociais de um determinado local para qualquer parte do mundo ao fazer com que ela seja conhecida e admirada por mais pessoas em diferentes países, com diferentes condições econômicas e culturais. Criou, assim, uma grande rede de colaboração mútua e instantânea.

Dessa forma, você pode estar na França e ajudar uma comunidade de pessoas em situação de rua que vivem no Peru. Isso tudo sem precisar estar no local ou conhecer a cultura: basta você ter acesso à Internet para dar a sua contribuição, bem como ajudar a divulgar a campanha social nas suas redes sociais, como o Facebook e Twitter. Portanto, outras pessoas da sua própria região e de outros países podem tomar conhecimento do projeto social e querer ajudar também, formando uma grande rede de colaboração.

Como oferecer suporte às causas sociais?

É bem simples ajudar qualquer causa social através da Internet. Uma das formas mais atuais é por meio de aplicativos, criados por organizações em prol de uma causa em comum para arrecadar fundos. Os apps, por sua vez, ajudam também a dar mais transparência, informação e conscientização para aqueles que o acessam.

Outra forma de dar o suporte necessário é pesquisando em sites de busca. Ou, ainda, você pode optar por procurar em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras alternativas, para encontrar projetos sociais na Internet para dar suporte que mais se assemelham aos seus ideais. Ah, mas nada impede de você mesmo criar o seu próprio projeto e divulgar na Internet, lançando perfis nas principais redes sociais, além de um site oficial e até mesmo um aplicativo - até mesmo buscar por estabelecimentos físicos que façam eventos sociais, como empresas privadas, hoteis e cassinos, que podem oferecer o local e até mesmo reverter parte dos lucros para uma causa social.

PagesT