Causas sociais: ajudar o próximo nunca foi tão fácil!

Que o Brasil é um país pobre todos sabem. O que você talvez não saiba é que, com mais de 200 milhões de habitantes, inúmeras causas sociais nascem, crescem e se desenvolvem no coração do nosso território. O problema de países de terceiro mundo, como o nosso, nunca foi a desigualdade, mas sim a extrema miséria que assola grande parte da população brasileira.

A Cause, instituição que visa conscientizar, engajar e mobilizar a população brasileira, realiza constantes contribuições a diversas causas sociais no País. De acordo com o levantamento da organização, o Brasil está enfrentando o momento mais crítico da pandemia: são mais de 125 milhões de pessoas sem acesso a saneamento básico e, claro, com fome. O número é quase equivalente à metade da população atual – 48%.

Por isso, hoje trouxemos 5 causas sociais para você apoiar em 2022 e fazer a diferença, nem que minimamente, na vida das pessoas.

mães da sé causas sociais

ONGs: como escolher uma instituição para olhar, ajudar e amar!

As ONGs são uma ótima maneira de contribuir para o meio ambiente e para o bairro ou cidade em que você mora. Elas podem ser globalizadas, como as cadastradas na ONU, e podem ser localizadas, menores em proporção, mas gigantes em doação. Através delas, você pode realizar diversos tipos de contribuição – até mesmo seu tempo, colaborando com as pessoas que trabalham na instituição.

Confira agora as recomendadas por nós, da Culture4Causes:

Childhood Brasil

Luta pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, prevenindo e enfrentando a violência sexual como foco principal

Vagalume

Atua em diversas comunidades rurais da Amazônia. Desenvolvendo projetos de educação, cultura e estimula a leitura, a escrita e a oralidade.

Mães da Sé

Ajuda o Estado de São Paulo a localizar crianças desaparecidas. Criada por duas mães que perderam suas filhas para o abismo da falta de respostas, já cadastrou mais de 9 mil desaparecimentos, solucionando 3 mil.

Associação Fala Mulher

Acolhe mulheres e filhos em abrigos sigilosos para proteção de suas identidades e suas vidas. Segundo dados da organização, cerca de 32 mil famílias já foram acompanhadas em situações adversas à saúde mental e física, e 800 pessoas acolhidas nos abrigos.

Criola

Com sede no Rio de Janeiro, a associação desenvolve ações voltadas ao aperfeiçoamento das condições de vida e de trabalho da população negra, em especial de meninas e mulheres. O principal objetivo da ONG é enfrentar o racismo, o sexismo, a lesbofobia e a transfobia.

E aí, já sabe qual causa social irá apoiar em 2022? Aproveite que estamos no final do ano e faça sua listinha de contribuições em potencial que você pode fazer pela sociedade. As pessoas agradecem, e seu coração aquece.

PagesT